Notícias em
    PARÓQUIA DE SÃO CRISTOVÃO DE RIO TINTO
ACTIVIDADE FÍSICA

Fonte de saúde

Benefícios do exercício físico para o cérebro são passageiros ou duradouros?

Que o exercício beneficia o cérebro - aumentado o ritmo de criação de novos neurônios, o bom humor, a memória e até o raciocínio - isso, já se sabe. Mas o que acontece quando a atividade física é interrompida? Vários estudos, com animais e humanos, têm provado que alguns meses de exercício físico moderado são um incentivo à criação de novos neurônios, melhoram o humor, a memória e o raciocínio. O que ainda não se tinha verificado é se estas consequências são ou não permanentes. Ou seja, se alguém começar a fazer exercício durante um tempo, mas depois parar, o cérebro volta ao estado inicial, à semelhança dos músculos quando não são exercitados A questão é colocada assim pelo The New York Times, que se socorre de dois estudos recentes, com ratos de laboratório, apresentados num congresso de neurociência, para encontrar a resposta. Investigadores da Universidade de São Paulo, Brasil, começaram por permitir a um grupo de ratos adultos e saudáveis correr nas rodas normalmente usadas para o efeito, durante uma semana. Um outro grupo de ratos, para controlo, ficou confinado a gaiolas sem possibilidade de se exercitar.

Para poder acompanhar o nascimento de neurônios, os cientistas injetaram a todos os animais uma substância que lhes permitiria depois avaliar quantas células cerebrais tinham sido criadas - sabe-se que animais e pessoas inativas continuam a produzir novos neurônios, mas o exercício aumenta o ritmo deste processo em duas a três vezes. Decorrida a semana de exercício, os ratos "corredores" também ficaram inativos. Uma semana depois - de inatividade para todos -, alguns roedores dos dois grupos foram submetidos a testes de memória, que consistiam em recordar a localização de uma plataforma que lhes permitiria sair de uma pequena piscina. Os que tinham melhor memória lembraram-se mais rapidamente da localização da plataforma. Os restantes animais foram submetidos aos mesmos testes ao fim de três e seis semanas de inatividade. Ao fim de uma semana sem qualquer exercício, os ratos que tinham corrido na roda saíram-se muito melhor no teste. E também tinham, pelo menos, o dobro dos neurônios recém-nascidos no hipocampo. Resultados animadores para os fãs dos treinos só para preparar o corpo para a praia? Nem por isso: Ao fim de umas semanas, as vantagens adquiridas tinham praticamente desaparecido, levando os autores do estudo a concluir que "os benefícios induzidos pelo exercício podem ser transitórios". O outro estudo referido pelo The New York Times chega à mesma conclusão, mas, desta vez, sobre os impactos do exercício físico no humor.

Ana Pereira

Assistente Social

Horários e Serviços

Avisos Semanais