Notícias em
    PARÓQUIA DE SÃO CRISTOVÃO DE RIO TINTO
COMUNICADO À COMUNIDADE

Saúdo a todos.

Espero que se encontrem bem.

Nos dias 30/31 de Maio, retomamos as celebrações litúrgicas comunitárias.

É um momento de alegria mas também de responsabilidade, pois no contexto de pandemia que vivemos,

temos de respeitar as regras para salvaguardar a saúde de todos.

Assim, em sintonia com as orientações da Conferência Episcopal Portuguesa e do nosso Bispo, comunico:

1. A igreja matriz e a secretaria paroquial (agora na igreja) estão abertas com os horários habituais.

2. Nos dias 30/31 de Maio retomamos as Missas. Na Igreja Matriz, na Capela da Ponte e na Capela da Nª. Srª.do Amparo. Nesta fase não haverá na Capela de S. Sebastião.

3. Na Igreja à semana, a Missa será na Igreja Matriz. Ao fim de semana será na Cripta, às 17h e 19h ao Sábado, e às 9h30, 11:00 e 19:00 ao Domingo.

4. Convidam-se os fiéis pertencentes a grupos de risco, a participar na Missa durante a semana, onde em principio, estarão menos pessoas.

5. É obrigatório o uso de máscara, a qual só deverá ser retirada no momento da receção da comunhão Eucarística.

6. Os fiéis devem higienizar as mãos à entrada da igreja e capelas. Fornecemos o desinfetante.

7. O acesso dos fiéis às Missas dominicais e outros atos de culto ( Casamentos, Batismos…) será bastante limitado no número de participantes .
Nos vários espaços, haverá um dístico nos bancos a assinalar onde se podem sentar.
Estando todos os lugares ocupados, terão de ficar no espaço exterior, ou procurar outros horários .
A regra do distanciamento não se aplica a pessoas que coabitem.

8. Aplicando as regras do distanciamento, o número de participantes será aproximadamente: na Igreja Matriz 60 pessoas, na Cripta 90, na Ponte 45 e na Nª. Srª. do Amparo 35.

9. Haverá uma equipa de acolhimento, que distribuirá as pessoas pelos lugares previamente definidos.

10. As primeiras pessoas a entrar, devem ocupar os lugares mais distantes da porta de entrada.

11. A comunhão é dada somente na mão, e respeitado as distâncias

12. A recolha da colecta não será feita no momento do ofertório, mas no fim à saída.

13. As primeiras pessoas a sair, devem ser as que estão mais próximas da porta de entrada.

14. As celebrações do Crisma ficam suspensas.

15. As festas da Catequese (Primeira Comunhão e Profissão de Fé), ficam para o novo ano pastoral.

16. O Sacramento da Reconciliação, já é possível no horário habitual e com máscara.

17. O sacramento da Unção dos Doentes, também se pode celebrar: A família deve contatar a Secretaria Paroquial.

18. As exéquias podem ser celebradas na Igreja e / ou cemitério, com a presença dos familiares e tendo em conta as normas de segurança.

19. As peregrinações, procissões, festas, romarias, concentrações religiosas e acampamentos, passiveis de forte propagação de epidemia, continuam suspensas até novas orientações.

20. Nesta situação difícil, exige-se a atenção de uns aos outros. A paróquia tem a Conferência de S. Vicente de Paulo e o Centro Social disponíveis para ajudar. Quem necessita ou conhecer alguma situação deve contatar a paróquia.

Dada a incerteza da situação, vamos acompanhando e atualizando os dados.

Que Deus nos abençoe, Maria nossa Mãe nos cubra com a sua ternura, e S. Cristóvão e S. Bento nos protejam.

O vosso Pároco.

+Pe. Avelino Jorge

DOMINGO VII DA PÁSCOA - Ascenção do Senhor

Uma mensagem especial, de força, FÉ e esperança, do nosso Pároco